Vereadores e representantes do comércio local se reúnem com Prefeito para tratar dos ambulantes em Assis

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
O grupo cobrou uma fiscalização mais intensa por parte do Executivo

Aconteceu hoje pela manhã, dia 17, no gabinete da Prefeitura, uma reunião para tratar sobre o comércio ambulante que vem acontecendo com frequência em vias públicas e praças na cidade. Muitos desses ambulantes não possuem licença, nem alvará para comercializar seus produtos.

O grupo composto por vereadores, representantes do comércio, da segurança pública e do executivo, debateram com o Prefeito, José Fernandes, alternativas para intensificar a fiscalização desse tipo de comércio. O aumento do comércio ambulante e a concorrência desleal tem prejudicado o comércio local. Um exemplo, foi a realização da Feirinha do Brás, há algumas semanas, em que os produtos eram comercializados a preços de fábrica.

A Prefeitura Municipal se comprometeu em intensificar a fiscalização contando com o apoio da Atividade Delegada que dará o suporte aos fiscais. Também, será disponibilizado um número de telefone fixo para se efetuar denúncias, funcionando de segunda a sexta-feira, e um número móvel para o atendimento noturno e nos fins de semana.

Para Valmir Dionizio, a atividade até possui uma regulamentação adequada, contudo sem a efetiva fiscalização, traz danos à população. “Estamos preocupados em garantir os direitos dos ambulantes, mas em especial dos consumidores, pois sem a nota fiscal, o munícipe não poderá reclamar seus direitos junto ao PROCON, por exemplo.”, explica o vereador.

Participaram da reunião com o Prefeito José Fernandes o Presidente da Câmara, Valmir Dionizio; o vereador Carlos Binato; representantes da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Assis), entre eles o comerciante Nilson Mello; Sargento Mamede, da Polícia Militar; e os Secretários Paulo Mattioli, Indústria Comércio e Turismo; Clóvis Marcelino, Planejamento, Obras e Serviços e Percy Speridião, Fazenda.