Vereadores entregam ao Ministro das Relações Institucionais ofícios direcionados à Saúde e Educação

por Analli Venâncio última modificação 25/09/2023 13h12

Na tarde do último sábado (23/9), o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha esteve a cidade de Assis,  a primeira visita ocorreu na Fundação Educacional – FEMA, sua agenda também contemplou uma visita ao Festejo da Cultura Popular, realizado no Galpão Cultural e à Câmara Municipal. Representantes políticos de Assis e da região prestigiaram o ministro, a Deputada Federal Sâmia Bomfim (PSOL), também compareceu ao Festejo.

Os vereadores Vinicius Simili (PDT), Fernando Sirchia (PDT), Alexandre Cachorrão (PDT) e a presidente da Câmara Viviane Del Massa (PP), participaram do encontro com o ministro.

Simili entregou a Alexandre Padilha, ofícios relacionados à saúde e educação.

“Solicitei a habilitação do serviço de cardiologia e serviços de urgência e emergência para AVC e também um pleito voltado à educação do Instituto Técnico Federal para Assis e região”, ressaltou.

Já o vereador Fernando Sirchia, por meio de ofício, propôs a federalização da FEMA.

“Vejo a federalização como uma solução excelente tanto para o Governo Federal quanto para o nosso município, tendo em vista toda a estrutura pronta que pertence à cidade. Assis cedendo o prédio e a estrutura e o Governo entrando com os custos de implementação”, sugeriu.

Em pronunciamento, Padilha reforçou o compromisso com a saúde e afirmou que o governo atual quer investir mais na qualificação do atendimento.

“Conversamos com representantes da Santa Casa, com a direção da FEMA, neste momento o Governo Federal está concluindo a proposta feita pelo Presidente Lula, que seria aumentar o repasse de recursos para os hospitais que fazem o tratamento do câncer. Por exemplo, para Ourinhos anunciamos mais 4,3 milhões de reais para a Santa Casa, anunciamos também mais de 7 milhões de reais para dois hospitais que fazem tratamento do câncer em Marília”, mencionou.

A diretora do Hospital Regional de Assis, Telma Spera, apresentou demandas urgentes ao representante do governo presidencial

“A radioterapia, nós temos um prédio em construção, ele está em sua fase final e nós precisamos de todo o equipamento para que possa funcionar”, salientou.

A presidente da Câmara Viviane Del Massa, acompanhou a visita do ministro ao Galpão Cultura, a parlamentar ressaltou a responsabilidade da União, Estados e Municípios.

“Nós precisamos incentivar através de emendas, recursos e o ministro vendo a proporção de um evento como este, no caso o Festejo da Cultura Popular, deverá apoiar ainda mais”, finalizou.