Vereadores enviam moção pela realização da 39ª UndoKai

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h12
Vereadores José Luiz Garcia e Valmir Dionízio homenagearam a Associação Nipo-Brasileira de Assis

Os vereadores José Luiz Garcia do PT e Valmir Dionízio do PSC, registraram na Câmara Municipal de Assis voto de congratulações e aplausos a Associação Cultural Nipo Brasileira de Assis, pela realização da 39ª UndoKai que é uma atividade tradicional do povo japonês que constitui-se numa gincana, com diversas modalidades.

“Não poderíamos deixar de manifestar o nosso reconhecimento à Associação Cultural Nipo Brasileira de Assis (Clube KaiKan), que no dia 04 de maio do corrente ano realizou a 39ª UndoKai, tradicional atividade da cultura japonesa e que pela 17ª vez contou com a participação da Associação Cultural Nipo Brasileira da cidade de Paraguaçu Paulista”, afirmaram os vereadores.

Undokai significa "reunião ou encontro de esportes". Entretanto, ao contrário da conotação altamente competitiva ou profissional que têm os encontros de atletismo, no Undokai todos os participantes são pessoas comuns, que não são necessariamente praticantes de uma modalidade esportiva específica. O Undokai é um evento informal, um dia de fim de semana em família que reúne os descendentes de japoneses.

Organizado por comunidades locais, as atividade são prioritariamente direcionadas às crianças, que podem brincar e interagir com outras crianças, com suas próprias famílias e com a comunidade. O senso de grupo é fundamental para a própria existência e realização de um Undokai (afinal de contas, sem a comunidade não há como organizar e fazer o evento acontecer).  Geralmente os Undokais são realizados no Japão no outono entre os meses de setembro, outubro e novembro. No Brasil, a maioria dos Undokais são realizadas entre maio e agosto coincidindo com o outono do hemisfério sul.

No dia são organizadas divertidas provas, nas quais pessoas de todas as idades participam e no final de cada modalidade, os participantes recebem uma variedade de prêmios, sendo que o principal objetivo é a integração e a participação sem se preocupar com resultados. “A cidade de Assis, representada por seu Poder Legislativo, verdadeiro signatário dos anseios democráticos da sua sociedade, congratula-se com a Associação Cultural Nipo Brasileira de Assis e a aplaude efusivamente pela realização da 39ª UndoKai na pessoa do seu Presidente Satoshi Saito, dando-lhe ciência do reconhecimento e da justa homenagem prestada por este Legislativo em nome do povo assisense”, relata o documento apresentado pelos vereadores. (06/05/2014)