Vereadores fazem reunião com dirigentes da APAE Assis

por Stéfani Cordeiro última modificação 01/02/2021 11h16

Com a pandemia do Novo Coronavírus, instituições filantrópicas como a APAE Assis, que têm parte significativa de seus recursos financeiros gerados a partir de eventos como Festas Juninas, Feijoadas, Leilões entre outros, viram seus saldos diminuírem drasticamente.

Mediante esse problema, os vereadores Fernando Vieira e Gerson Alves foram à APAE Assis na manhã desta sexta-feira, dia 29, para fazer uma reunião com os dirigentes da Instituição. Os vereadores foram ouvir quais são as necessidades dos diretores para tentar buscar uma solução junto ao Poder Público.

Além dos vereadores, participaram do encontro o Presidente, Luiz Antônio Siqueira, o Diretor Administrativo, José Vigilato Cheles, a Diretora Pedagógica, Diva Rocha, o Conselho Fiscal, Fátima Assmann, o Voluntário Emérito, Eliseu Mazeo e a Captação de Recurso, Fátima Munir.

Os Dirigentes da APAE pediram a intervenção dos vereadores para angariar mais verbas para a Instituição, verbas Municipais, Estaduais e/ou Federais, inclusive, verbas de sentenças judiciais junto ao Fórum e ao Ministério Público. Eles ainda sugeriram aos vereadores para que eles pedissem à Prefeitura para que ela fizesse um trabalho de educação sobre a higiene bucal para seus alunos, uma vez que o mesmo já acontece nas escolas de Ensino Fundamental. A APAE possui um consultório odontológico pronto para o uso, porém, não tem condições de contratar um dentista e, mais uma vez, pediu aos vereadores que intercedessem junto ao Poder Executivo para uma possível solução.

Os vereadores se comprometeram a fazer uma reunião com o Secretário Municipal da Fazenda, Percy Cidin Amêndola Speridião e com a Secretária da Municipal da Saúde, Cristiani Silvério Bussinatti para ver a possibilidade de aumentar o valor da parcela recebida pela Instituição, proveniente do SUS - Sistema Único da Saúde e para demais melhorias.

"Com o intuito de tomarmos ciência da situação das Associações que prestam valorosos serviços no atendimento social das pessoas com alguma deficiência física ou intelectual, em nossa cidade, é que eu e o Vereador Gerson Alves buscamos nos reunir com a presidência e núcleo administrativo da APAE Assis, na manhã de hoje, por meio do nosso amigo Elizeo Mazo, com o fim de verificarmos as necessidades daquela unidade, com vistas à busca conjunta de soluções para as demandas que lhes são apresentadas, relativas à arrecadação, atendimento, cumprimento das obrigações para com os colaboradores, obtenção de verbas para o atendimento da finalidade e avanços da instituição, inclusive diante das realidades vivenciadas na pandemia", finaliza Fernando Vieira.

A APAE Assis atende alunos com necessidades especiais nas áreas de D.I. - Deficiência Intelectual, D.M.U. - Deficiência Múltipla e T.E.A. - Transtorno do Espectro Autista. Hoje são cerca de 176 alunos, 62 deles da Educação Fundamental e os demais pertencem à estimulação precoce e à Assistência Social.

Fonte: Câmara Municipal de Assis