Vereadores homenageiam personalidade na área do esporte com Título de Cidadão Assisense

por Analli Venâncio última modificação 03/07/2023 12h10

Na noite desta terça-feira (4/7), acontece a entrega do Título Honorífico de Cidadão Assisense, no plenário da Câmara Municipal, a solenidade será às 19h e o homenageado da noite é o presidente da Federação Paulista de Futebol e vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos.
Os autores do Projeto de Decreto Legislativo, são os vereadores Tenente Genova (União) e Rogério Nascimento (PL).

Sobre o homenageado, Reinaldo Carneiro Bastos

O presidente da Federação Paulista de Futebol e vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos.

Sua carreira no esporte teve início no ano de 1980, quando assumiu o cargo de Diretor de Futebol do Esporte Clube Taubaté. Quatro anos mais tarde, foi eleito Presidente do Clube, posto em que permaneceu até o ano de 1988. Ao terminar o mandato no Taubaté, Reinaldo Carneiro Bastos, que já era Diretor Administrativo da Federação Paulista de Futebol, passou a dedicar sua carreira para o futebol paulista.

Passou por diversas áreas da Federação Paulista de Futebol (FPF): foi Presidente da Comissão de Arbitragem por três mandatos, Diretor Financeiro e, em 1996, elegeu-se Vice-Presidente da entidade. Com o propósito de unir os clubes do interior, litoral e capital em torno de um projeto de desenvolvimento sustentável do futebol paulista, Reinaldo assumiu a presidência da FPF em abril do ano de 2015, com mandato até o ano de 2018.

Sua gestão na FPF é marcada por uma profunda mudança interna e externa. Dentro da entidade, Reinaldo profissionalizou todos os departamentos, contratando profissionais de mercado, com transparência e confiança. O foco da gestão sempre foi prestar ótimos serviços aos clubes filiados, gerando novas receitas e atraindo grandes parceiros para fomentar o esporte.

Com apoio maciço dos clubes, Reinaldo foi eleito pela primeira vez presidente em 2018 para o mandato de quatro anos à frente da FPF, até 2022. Em janeiro de 2022 foi reeleito para seu último mandato, de 2023 a 2026.

Paralelamente à carreira na FPF, Reinaldo Carneiro Bastos foi Presidente do Sindbol, Sindicato das Associações de Futebol Profissional do Estado de São Paulo, e também Diretor Financeiro do Sindicato do Futebol.

Na Confederação Brasileira de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos esteve, entre 2000 e 2002, na Comissão de Arbitragem da Entidade. Entre 2010 e 2018 foi Diretor de Coordenação, responsável pelas Séries C e B do Campeonato Brasileiro e em 2022 foi eleito Vice-Presidente da CBF. Também esteve presente na Conmebol, durante todo processo de reformulação da entidade, após os escândalos de corrupção. Ocupou, de 2016 a 2018, a cadeira brasileira no Conselho Executivo da Conmebol. Em 2020 foi designado Vice-Presidente da Comissão de Competições de Clubes e Seleções da entidade Sul Americana.

A solenidade é aberta à população.