Vereadores participam da “Conferência Cidades Sustentáveis”

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h12
Reinaldo Farto Nunes, Valmir Dionizio, Alexandre Cobra Vêncio e Thiago Hernandes estiveram presentes na UNESP de Assis durante o evento

Sábado, dia 20, os vereadores Reinaldo Farto Nunes, Valmir Dionizio, Alexandre Cobra Vêncio e Thiago Hernandes estiveram presentes na UNESP de Assis, onde ocorreu a Conferência Cidades Sustentáveis, em uma programação que contou com diversas palestras em torno da sustentabilidade, visando à qualificação dos participantes em melhoria ao meio ambiente.

O evento contou com a participação da comunidade e teve inicio com uma apresentação de teatro temático, intitulado como “Os Reciclistas”, produzido pelos artistas Rosana Melo e Bauer. A peça abordou de uma maneira diferente importantes temas relacionados ao meio ambiente.

A primeira palestra foi realizada por Maurício Broinzini, coordenador da Secretaria Executiva do Programa Cidades Sustentáveis e da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Durante a sua apresentação, ele distinguiu os eixos temáticos que são à base do Programa Cidades Sustentáveis, além de apresentar e explicar os objetivos do programa, visando qualificar os municípios e a sociedade.

O prefeito Ricardo Pinheiro falou sobre Organização e Planejamento Urbano, explanando sobre a região de Assis e a importância da conscientização da sociedade em temas sustentáveis, contribuindo para o progresso e crescimento dos municípios e preservação do meio ambiente.

Desenvolvimento Urbano e Regional foi o tema da apresentação de Yoshida Ferreira, geógrafa especializada em Desenvolvimento Urbano e Pós-Doutora pela USP, que em sua explanação falou sobre como a sustentabilidade e o progresso da sociedade e municípios andam juntos no desenvolvimento social, além de elencar importantes temas que podem contribuir com esse progresso.

Durante a tarde ocorreu uma Mesa Redonda para discutir os temas levantados durante o dia, e levantar propostas e idéias sobre a preservação do meio ambiente e benefícios sociais, aconteceram discussões com base nos temas expostos. A Mesa foi composta por Marcos Leite, representante e diretor da ACIA, Thiago Hernandes, Vereador, representante da Câmara Municipal de Assis e mestre em Análise Ambiental e Giselda Durigan, pesquisadora científica do Instituto Florestal.

O Programa Cidades Sustentáveis aconteceu pela primeira vez em nossa cidade. Assis foi destaque em toda a região pela iniciativa, que trouxe importantes discussões, originando idéias para o desenvolvimento da cidade, fazendo com que nossa urbe seja cada vez mais uma cidade inteiramente sustentável. (Assessoria 24/07/2013)