Vereadores participam de curso de formação e qualificação

por paula — última modificação 27/01/2021 00h13
O curso aconteceu de 26 a 28 de setembro, em Brasília

Os vereadores Reinaldo Anacleto (Cremos), André Borracha e Bigode participaram de um curso de formação e qualificação promovido pela ABRACAM (Associação Brasileira de Câmaras Municipais), no período de 26 a 28 de setembro, em Brasília. A entidade tem com intuito o fortalecimento do poder legislativo municipal e a busca pela qualificação dos vereadores e servidores, bem como conscientizar para uma atividade parlamentar mais eficaz.

“Nosso objetivo foi buscar formação e qualificação para o exercício do nosso mandato parlamentar através de conhecimentos teóricos e práticos necessários para o melhor desempenho de nossas funções (legislativa, fiscalizadora, julgadora, auxiliar, planejar e social), e consequentemente melhorar os resultados efetivos de atendimento às necessidades da população do nosso município”, ressalta Reinaldo Anacleto.

No primeiro dia, os vereadores acompanharam a palestra de Paulo Ottaran, que abordou o tema “Opinião Pública e o Comportamento Político, Comunicação de Mandato e Oratória Parlamentar”, falando da importância da comunicação das ações dos vereadores durante o mandato nos diversos tipos de mídia.

Na sequência, os vereadores participaram da palestra ministrada pelo Dr. César Assis, que tratou da Lei Orgânica Municipal, Leis Orçamentárias, Ética na Vida Pública e Empreendedorismo. E no último dia de curso, os vereadores assistiram a fala do presidente Nacional da ABRACAM, Dr. Rogério Rodrigues da Silva, que abordou os assuntos relacionados ao Processo Legislativo e Técnica Legislativa.

“O curso foi de extrema importância, pois mostrou a necessidade de estar sempre renovando conhecimento, de buscarmos novos aprendizados para atender os anseios da população. Devido a esse novo cenário de manifestações, a sociedade está fiscalizando mais o vereador, portanto precisamos estar preparados e qualificados para exercer melhor o mandato”, finaliza o vereador Reinaldo Anacleto.