Vereadores participam de palestra com o Procurador da República e Coordenador da Lava – Jato

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
Deltan Dallagnol abordou o tema “Ética e Lava – Jato” para uma plateia com cerca de mil pessoas

Aconteceu na última sexta-feira, dia 17, no Assis Tênis Clube, a palestra “Ética e Lava – Jato”, ministrada pelo Procurador da República e Coordenador da Força Tarefa da operação Lava – Jato, Deltan Dallagnol, em comemoração aos 32 anos da Unimed Assis. O procurador falou para uma plateia com aproximadamente mil convidados, entre eles, juízes, promotores, policiais, autoridades, médicos, estudantes de direito, entre outros.

A Câmara Municipal de Assis esteve representada pelo Presidente da Casa, Valmir Dionizio, os Vereadores Timba, André Borracha, Reinaldo Anacleto, Carlos Binato, o Assessor Jurídico Legislativo, Daniel Alexandre Bueno, e alguns servidores.

Em seu discurso, Dallagnol enfatizou o funcionamento do Sistema Judiciário Brasileiro, principalmente quanto à demora em se julgar e punir os crimes de corrupção no país. O Procurador apresentou dados alarmantes em que a cada 100 indiciados por corrupção, apenas três são condenados, com penas brandas e sem ressarcimento de valores.

O Coordenador da Lava – Jato também relatou sua experiência dentro da força tarefa, os desafios e o trabalho de investigação realizado em todas as fases da operação. Segundo Dallagnol, são desviados no Brasil cerca de 6,2 bilhões de reais por ano em propinas pagas, e quem mais sofre com a corrupção é a população mais pobre, pois com esse dinheiro haveria formas de triplicar os orçamentos da saúde e educação, por exemplo, e se investir cinco vezes mais em segurança pública.

Deltan Dallagnol encerrou sua fala chamando a atenção para o papel de cada membro da sociedade em se combater a corrupção, defendendo, ainda, reformas estruturais na política brasileira em todos os níveis, Federal, Estadual e Municipal.

O procurador é coautor das “10 medidas contra a corrupção”, do Ministério Público Federal, e coordena a operação Lava-Jato desde março de 2014. A operação investiga um grande esquema de lavagem de dinheiro envolvendo a Petrobrás, grandes empreiteiras e políticos do país.

Para Valmir Dionízio, “fiquei satisfeito com a presença de vários servidores da Câmara e de alguns vereadores, ávidos para ouvir o Dr. Deltan, que expos suas teses, teorias e resultados das investigações, reafirmando o seu compromisso de combate à corrupção e de que é possível fazer ‘um Brasil melhor’. Ele é associado às 10 medidas de combate à corrupção, um projeto que chegou ao Congresso com a assinatura de mais de dois milhões de pessoas. E é por meio da seriedade, respeito e ética que podemos demonstrar o compromisso e a dedicação com a causa pública”, conclui o vereador.