Vereadores, preocupados, aprovam retirada de doações de áreas no CDA, e aumento salarial dos servidores

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h12
A sessão teve duração de cinco horas e foi muito debatida nos diversos assuntos

Os vereadores em sessão ordinária realizada na noite de segunda-feira dia 24 de fevereiro e que foi presidida pelo vereador Paulo Mattioli Junior, utilizaram a tribuna depois do expediente para destacar seus requerimentos enviados ao executivo solicitando diversas melhorias e providências, atendendo reivindicações dos munícipes.

Ainda antes da Ordem do Dia houve tempo para o vereador Timba apresentar denúncia grave sobre situação de condomínio Residencial Santa Clara do Programa Minha Casa Minha Vida.

Na Ordem do Dia, dos nove projetos apresentados, cinco deles eram projetos que retornavam a Câmara Municipal de Assis por se tratar de doações em ano eleitoral, entre eles quatro seriam doações de áreas a empresas que se instalariam em nosso Distrito Industrial. Por determinação de parecer do CEPAM - Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal, o próprio Executivo solicitou a retirada e que foi aprovada, mesmo com preocupação de alguns vereadores.

Camarguinho e Gordinho da Farmácia ambos do SDD, manifestaram preocupação sobre a retirada dos projetos, já que, algumas empresas deverão procurar outras cidades. O vereador Professor Thiago do PSDB também argumentou “se as empresas vão embora, perdemos divisas, perdemos oportunidades de trabalho e isso nos preocupa”.

Com o resultado na primeira parte da Ordem do Dia, os vereadores também aprovaram o adiamento solicitado pelo vereador Alexandre Cachorrão do Projeto de Lei do Executivo “Autoriza o município de Assis a alienar, mediante doação sem encargo, ao Departamento de Estrada e Rodagem de São Paulo - D.E.R. – Sp., Autarquia Estadual, o imóvel que especifica.”

Em seguida os vereadores, antes de iniciarem a discussão sobre os três últimos projetos e que tratavam do mesmo assunto, ou seja, o reajuste dos servidores, receberam na tribuna uma funcionária municipal que protestou contra seu salário e dos servidores de pequenos salários. Presente á sessão o Presidente do Sindicato dos Funcionários Municipais Paulo Cesar Tito também se utilizou da tribuna para explanar aos vereadores como foi possível chegar ao índice salarial apresentado para o aumento.

Destacando como “um dos menores salários da região”, o vereador Reinaldo Nunes, o Português do PT, abriu a discussão dos projetos ressaltando o aumento como “insuficiente” e afirmando ser “ o menor salario do servidor municipal é comparado á média de dois cortes de cabelos diários, ou seja cerca de 20 reais”. Em seguida o presidente da Câmara Municipal de Assis, Paulo Mattioli Junior assumiu a tribuna destacando que “mesmo com a presença maciça das pessoas interessadas nos projetos de aumento, o que não aconteceu, não mudaria nada pois todos já sabiam da luta para se conseguir algo diferente do que já havia sido apresentado pelo Executivo” destacou Mattioli, reforçando que “gostaria de ver mais a participação dos interessados no plenário e na luta diária por melhorias salarias, principalmente”

Por fim, os três projetos foram aprovados por unanimidade. Mattioli encerrou os trabalhos, reforçando que a próxima sessão dos vereadores acontecerá na quarta-feira (cinzas) dia 05 de março, seguindo Regimento Interno, já que na segunda-feira de Carnaval, dia 03 de março, será Ponto Facultativo no município. (25/02/2014)