Vereadores reencaminham solicitação de "chipagem" para monitoramento de cães e gatos castrados

por Giovani Franco última modificação 18/02/2022 19h01

Os vereadores da recém criada Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, Viviane Del Massa, Alexandre Cachorrão e Jonas Campos, estão reapresentando um requerimento onde foi solicitado em 2021 a aquisição de chips para monitorar cães e gatos castrados.

O objetivo da "chipagem" é fazer um controle populacional de cães e gatos, acompanhar a posse responsável dos animais com a identificação do proprietário na circunstância de abandono, identificação em caso de roubo, combater e controlar zoonoses. Com um aparelho leitor sobre o local, é possível receber todas as informações contidas no chip, sem necessidade de computador.

Na resposta do Requerimento enviado pela vereadora Viviane Del Massa em 2021 o Poder Executivo respondeu que estaria fazendo uma analise do assunto. Os vereadores estão reenviando o requerimento considerando a previsão orçamentária de 2022. Os vereadores pesquisaram que trata uma ideia inovadora e que vários municípios estão adotando a estratégia da "chipagem" de cães e gatos. Segundo os vereadores outra ideia seria fazer parcerias com empresas para fazer a doação destes chips.