Vereadores reivindicam retomada da obra do Parque Ecológico San Fernando Valley

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
A obra está parada há três meses por falta de repasse estadual

Aconteceu na manhã de hoje, dia 08, na Câmara Municipal, uma reunião a pedido dos vereadores Alexandre Cachorrão e Chico Panela, a respeito das obras municipais que estão paradas na cidade, em especial, a obra do Parque Ecológico San Fernando Valley. Participaram da reunião o Secretário do Meio Ambiente, Hélio Sussel; o engenheiro da Prefeitura, Rafael Augusto L. Costa; o engenheiro da empresa responsável pela obra do parque ecológico, Eduardo Pinto Cyrino, e o vereador Nilson Pavão.

Na conversa com os vereadores, os engenheiros explicaram que muitas das obras na cidade estão paradas por atrasos no repasse de verbas pelo FID – Fundo de Interesses Difusos, vinculado à Secretaria Estadual de Justiça. Por exemplo, a obra do Parque Ecológico San Fernando Valley, que teve início no ano passado com previsão de 12 meses para o término, está parada há três meses por falta de pagamento.

“Estive há pouco tempo nas obras do parque ecológico e percebi que boa parte do material está lá exposta ao tempo, principalmente as ferragens da quadra esportiva, e que estará deteriorada se alguma providência não for tomada”, conta Alexandre Cachorrão.

Na reunião, que foi convocada pelos vereadores por conta da cobrança que vem recebendo da população, foi decidida a realização de um levantamento de todas as obras em andamento no município que estão paradas por falta de repasses nas esferas estadual e federal. Ainda, os vereadores encaminharão um ofício, por meio da Câmara Municipal, à Secretaria de Justiça pedindo agilidade no repasse da verba do FID para dar continuidade à obra do parque ecológico.

Chico Panela recorda, também, que a obra parada gera transtornos não só à população, mas à empresa que presta o serviço, pois corre-se o risco de dispensar os funcionários por falta de pagamento.

O engenheiro da Prefeitura afirmou que o departamento de Gestão Municipal de Convênio (GMC) já entrou em contato com a Secretaria da Justiça que deu o prazo de 30 dias para normalizar os repasses.