Vereadores se reúnem com secretária interina da Saúde

por paula — última modificação 27/01/2021 00h13
O objetivo foi esclarecer as mudanças no atendimento da saúde mental da rede municipal de saúde

A Câmara Municipal recebeu na última sexta-feira, dia 27, a secretária interina da Saúde, Luciana Gomes, que também é coordenadora municipal da saúde mental, para uma conversa com os vereadores a respeito das mudanças no atendimento dos pacientes com transtornos psiquiátricos no município, que culminou no fechamento do CIAPS (Centro Integrado de Atenção Psicossocial), no encaminhamento dos pacientes às UBS e a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI).

Estiveram presentes na reunião o presidente da Câmara, Valmir Dionizio, e os vereadores Carlos Binato, Vinícius Simili, Reinaldo Anacleto, Chico Panela, Roque Vinícius, André Borracha e Professora Dedé.

Segundo Luciana Gomes, as mudanças propostas estão de acordo com a legislação, Lei Nacional da Saúde Mental nº 10.216/2001 e a Portaria Ministerial nº 366/2002, além de atender aos princípios do SUS de universalidade (atendimento para todos), de equidade (prioridade para quem mais precisa) e integralidade (que abrange todas as especificidades do paciente).

A secretária interina explicou que o modelo ambulatorial aplicado no município dificultava uma visão generalista do paciente, além de realizar o agendamento das consultas que, por vezes, demorava-se para acontecer. Ademais, somente o psiquiatra tinha o contato com o paciente. Assim, desde o início da gestão houve um levantamento de dados de cada paciente atendido pelo CIAPS, num estudo caso a caso, para determinar o tipo de tratamento e o local para fazê-lo.

O novo modelo da saúde mental que está sendo implantado em Assis conta com a ativação do CAPS 2 (Centro de Atenção Psicossocial), com equipe multidisciplinar, que fará o atendimento no formato “portas abertas”, ou seja, os pacientes em crise serão atendidos imediatamente, sem a necessidade de agendamento prévio. Já os pacientes estáveis que, segundo o levantamento, são cerca de dois mil, foram encaminhados às Unidades Básicas de Saúde do seu território para o acompanhamento dos seus tratamentos.

“A doença mental afeta todas as áreas da vida e trabalhar a saúde mental a partir da atenção básica é pensar nesse indivíduo de maneira integral, num modelo de atendimento compartilhado envolvendo todos os aspectos daquele paciente que possui seu histórico de saúde e o vínculo afetivo com o seu território”, afirma Luciana Gomes.

Ainda, está sendo inaugurado em Assis o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil, o primeiro na região, que fará o atendimento exclusivo às crianças e adolescentes que sofrem de transtorno mental severo, com idade entre 0 e 17 anos. O CAPSI conta com equipe multidisciplinar composta por psiquiatra infanto-juvenil, psicólogo, fonoaudiólogo, pedagogo, enfermeira e auxiliar de enfermagem que oferecerá, de forma gratuita, o acolhimento e o tratamento terapêutico específico para cada caso (individuais, grupais, coletivos ou múltiplos).

O CAPSI funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, à Rua Dr. Lycio Brandão de Camargo, nº 40, ao lado do Fórum de Assis. O CAPS 2 continua funcionando também de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, no antigo prédio do CIAPS, na Av. Félix de Castro, nº 901, ao lado do Colégio Adventista.