Vereadores se reúnem com Secretário Municipal do Meio Ambiente

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
O principal tema debatido foi o acúmulo de lixo no transbordo localizado no Parque Industrial

Na manhã dessa segunda-feira, dia 13, a Comissão de Meio Ambiente, Infraestrutura e Desenvolvimento, composta pelos Vereadores Timba (Presidente), Chico Panela (Vice-Presidente) e Nilson Pavão (membro), se reuniu com o Secretario Municipal do Meio Ambiente, Hélio Rosa Sussel, para tratar sobre os problemas ambientais que vem preocupando a população, principalmente em relação ao transbordo do lixo.

O transbordo é um local provisório onde se deposita o lixo doméstico recolhido diariamente até ser removido a um aterro sanitário licenciado. Em Assis, o transbordo municipal fica localizado no Parque Universitário.

A grande preocupação da Comissão de Meio Ambiente da Câmara é o acúmulo do lixo gerado na gestão anterior e o contrato de prestação de serviço, já que o transporte desses resíduos ao aterro sanitário de Quatá é terceirizado.

De acordo com o Secretário Hélio Sussel, a Prefeitura vem estudando alternativas para minimizar o problema dando um prazo de 180 dias para a retirada total do lixo acumulado no transbordo da cidade. “O ideal é, conforme forem chegando os caminhões da coleta, que o lixo seja já carregado às carretas caçamba para o transporte até ao aterro sanitário, sem depositar resíduos no solo”, explica.

Outro tema debatido de fundamental importância é o Plano de Resíduos Sólidos e o Plano de Saneamento Básico que está sendo reestruturado pelo Poder Executivo. Estes documentos serão norteadores de ações em que serão regulamentadas as questões de impacto ambiental e financeiro, estabelecendo as normas para licitações, preços, contratos e serviços. Os planos estão sendo elaborados em parceria com o CIVAP (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema), com um prazo de aproximadamente seis meses para serem concluídos.

Por fim, foram discutidas as obras das canaletas de contenção de águas pluviais (da chuva) que foram feitas atrás da Câmara Municipal, tendo como principal foco a cratera que se abriu na Avenida Otto Ribeiro, no início deste ano. O Presidente da Comissão, o Vereador Timba, cobrou do Poder Executivo que se faça um estudo técnico para que, futuramente, o investimento não seja perdido e o problema seja sanado em definitivo.

As reivindicações serão encaminhadas à Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, e a Comissão continuará acompanhando o desenvolver dos casos.