Vereadores visitam a UPA

por paula — última modificação 27/01/2021 00h13
Eles conheceram a estrutura da unidade e o protocolo de atendimento aos pacientes

A Comissão da Cidadania da Câmara, composta pela vereadora Professora Dedé (presidente), os vereadores Célio Diniz e André Borracha, juntamente com o vereador Roque Vinícius, realizou na tarde dessa terça-feira, dia 06, uma visita à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), localizada no Jardim Aeroporto.

Na visita, os vereadores foram recepcionados pela coordenação da unidade e a chefia da enfermagem que mostrou a estrutura da UPA, como os setores administrativos, salas de atendimento, de observação e de internação, bem como foi explicado o protocolo de atendimento aos pacientes usuários do SUS.

O encontro na unidade entre vereadores e funcionários foi motivado após reuniões realizadas na Câmara Municipal sobre as diversas reclamações que o legislativo tem recebido em relação, principalmente, à demora no atendimento.

Segundo a coordenação da UPA, o atendimento na unidade é feito de acordo com a gravidade do estado de saúde do paciente e não pela ordem de chegada. No protocolo, os pacientes que se enquadram na linha vermelha (considerados graves) terão prioridade no atendimento; os pacientes da linha amarela, o protocolo exige que sejam atendidos em até uma hora; e os pacientes da linha verde, considerados urgências menores e que correspondem 70% dos atendimentos da UPA, podem ser atendidos em até duas horas. Contudo, o tempo de espera pode ultrapassar a previsão do protocolo na incidência de casos urgentes.

Durante a visita, a presidente da Comissão da Cidadania, Professora Dedé, ressaltou a importância de campanhas de conscientização sobre o funcionamento da UPA por meio das mídias locais, colocando a disposição os veículos de comunicação da FEMA, pois a vereadora é, também, vice-diretora dessa instituição, e da própria TV Câmara, o canal institucional da Câmara Municipal de Assis.

“Eu me comprometo a elaborar, em conjunto com a gestão da UPA, um plano de comunicação que contemple o funcionamento da unidade para que a população esteja ciente do serviço e possa procurar a UPA em casos em que realmente necessitem de urgência”, diz a vereadora.