Vinícius Simili aborda sobre a malha ferroviária em tribuna livre

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
O vereador participou de um encontro sobre o assunto, em Presidente Prudente

O vereador Vinícius Simili esteve, no último dia 28 de abril, em um encontro em Presidente Prudente para tratar da malha ferroviária paulista, principalmente o trecho entre as cidades de Ourinhos a Presidente Epitácio, que corta a região de Assis. Participaram do evento frentes parlamentares do estado, cidades da região e representantes da empresa RUMO, que detém o contrato de concessão do referido trecho até 2028.

De acordo com Simili, o objetivo principal da reunião foi tentar reaver o trecho da malha ferroviária de posse da empresa RUMO para retornar as atividades de escoamento de grandes cargas, movimento a economia das cidades por onde a linha férrea passa. Hoje, esse trecho está praticamente abandonado.

A luta travada entre os municípios e a empresa concessionária é para que a revogação do contrato seja feita mediante pagamento de uma multa no valor de R$ 65 milhões de reais, mais a entrega da malha ferroviária em condições de uso.

Vinícius Simili propõe à cidade uma organização para retomar o transporte ferroviário no município. “Precisamos nos organizar, poder público, vereadores e sociedade civil, a exemplo de Presidente Prudente, para debater sobre a malha ferroviária do município e viabilizar um estudo técnico para retomar o transporte de carga, porque a demanda existe”, enfatiza o vereador.