Vinícius Simili questiona a distribuição de equipamentos de proteção individual aos servidores da coleta de lixo

por paula — última modificação 27/01/2021 00h13
Um requerimento foi elaborado sobre o assunto

O vereador Vinícius Simili apresentou na Sessão Ordinária dessa semana, o requerimento nº 365/2017, questionando o poder público sobre a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPI) aos servidores da coleta de lixo, conforme a Norma Reguladora nº 6.

Entende-se por equipamento de proteção individual, todo dispositivo utilizado pelo trabalhador destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Sendo assim, segundo a NR-6, o uniforme dos servidores da coleta de lixo domiciliar, deve ser composto por calça, camisa e boné, contendo faixa reflexiva para a proteção, principalmente aos trabalhadores do período noturno. Também, o uniforme deve ser manufaturado em brim de qualidade que previne, por exemplo, acidentes com objetos perfurocortantes.

Já os EPI incluem luvas (equipamento primordial aos coletores), sapatos, creme bacteriostático, capa de chuva e protetor solar. Para os coletores de lixo hospitalar, os EPI integram, ainda, capacete, avental, luva e bota de PVC, óculos, e protetor respiratório.

Em caso de descumprimento da norma por parte do executivo, o vereador Vinícius Simili cobrou um prazo para a regularização, visando a conscientização da prefeitura da importância em assegurar a integridade física de seus trabalhadores.