Vinicius Simili tem resposta de requerimento enviado à Secretaria Municipal de Saúde

por Analli Venâncio última modificação 13/06/2023 14h41

Enviado à Secretaria Municipal de Saúde o Requerimento N° 169/2023, no documento o vereador Vinicius Simili solicita informações sobre o atendimento dado aos pacientes diagnosticados com diabetes e a possibilidade do fornecimento do aparelho FreeStyle Libre para crianças e adolescentes na faixa etária compreendida entre 4 e 17 anos.

A Secretaria de Saúde

Em resposta a pasta explica que o aparelho ainda não é item padronizado pelo SUS. A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), órgão este que atribui a incorporação, exclusão ou alteração de novos medicamentos, produtos e procedimentos, bem como, a constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, diz em seu relatório de recomendação que, o método de monitorização FreeStyle Libre foi avaliado em somente um ensaio clínico, e mostrou que em pacientes com DM1 bem controlados e habituados ao autocuidado, o uso de FreeStyle Libre se associou ao menor número de episódios de hipoglicemia. Apesar desses resultados promissores, até o momento não apresentam evidências de benefício inequívoco para recomendar seu uso no âmbito do SUS.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o serviço municipal atende atualmente 17 crianças e adolescentes diabéticos na faixa etária entre 4 a 17 anos.

No plenário o parlamentar agradeceu a atenção da secretaria, “o mais interessante da resposta do requerimento foi a qualidade da informação, quero agradecer e enaltecer o trabalho da secretaria municipal da saúde, que nos forneceu informações acima do que era necessário, obrigado”, agradeceu Simili.